Boa leitura!

domingo, 31 de julho de 2011

Um pouco de história...

Biplano de caça pertencente à Esquadrilha da FP, por ocasião de um raid a Itapetininga.

Na década de 20, a nossa Força Pública de São Paulo era muito aguerrida, sendo conhecida como 'O pequeno exército paulista'. Adestrada pela Missão Militar Francesa, possuía Infantaria, Cavalaria, Artilharia e Aviação Militar (pioneira no Brasil, criada em 1913).
Júlio Prestes, Presidente do Estado, em 1929, adquiriu nos EUA, 6 modernos aviões de caça, para reforçar a nossa aviação e o poder bélico da Corporação, já prevendo agitação política nas eleições que seriam realizadas no ano seguinte, ele candidato à Presidência para o quatriênio 1930-34.
Na foto acima, eu, nos meus 9 anos de idade, em Itapetininga, estava no meio dos curiosos, admirando o grande pássaro de aço. Mas (em todas as coisas do homem há sempre um mas) o tempo passou, Júlio Prestes foi eleito, entretanto não tomou posse, porque Getúlio Vargas usurpou o seu "trono", governando o Brasil por vinte anos.
1930 foi um ano muito triste para nossa história, pois, perdemos toda aviação, toda artilharia e armas pesadas. Perdemos também o Campo de Marte e os Quartéis do Glicério e de Itapetininga que foram presas de guerra.
Nos dias de hoje, nossa querida PM não é mais uma força belicosa, guerreira, ela é guerrilheira contra os bandidos do campo e da cidade dando segurança aos paulistas e aos brasileiros que moram no sagrado chão bandeirante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário