Boa leitura!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Canil da PM

O Cap. José Antônio de Melim Junior, aluno do CAO (Centro de Aperfeiçoamento de Oficiais), solicitou-me uma entrevista para esclarecer alguns pontos sobre o surgimento do Canil na PM.
Em 1950, o Cap. Djanir Caldas foi a Buenos Aires, lá permanecendo por dois meses, a fim de estagiar nos diversos departamentos policiais daquele país (informação fornecida pelo Cel. Arruda, Comandante do CAES).
Ao regressar ao Brasil, alvo de elogios do chefe da Polícia Federal Argentina, por sua dedicação, cultura e espírito de caramadagem, trouxe consigo, a título de doação, dois cães pastores alemães, que utilizou nas aulas de de adestramento, teórico e prática, no período de instrução que cumpriu naquele país (sic).
Os cães pastores foram abrigados na Escola de Educação Física tendo um tratador responsável. A alimentação, a princípio, foi fornecida pelo Serviço de Subsistência e o Regimento de Cavalaria destacou um veterinário para os cuidados devidos.
O número de cães foi aumentando gradativamente, tomando parte em muitas ocorrências policiais, destacando-se como verdadeiro heróis, no salvamento de pessoas, principalmente crianças em perigo, localizando desaparecidos.
Os Batalhões do interior, sentindo a importância do emprego dos mesmos no policiamento, foram paulatinamente inauguradando seus canis. Hoje, o Canil da PM, localizada no Barro Branco, no 3º. Batalhão de Choque é um ponto turístico, sendo um dos cartões postais da Corporação.
Sobre o Cap. Caldas um dos nossos heróis, voltaremos a falar, destacando outros fatos que fazem parte de nossa história.

5 comentários:

  1. Prezado amigo Cel Edilberto. Gostaria de parabenizá-lo pela publicação dos textos que contam a história da nossa gloriosa PM.
    Se for possível, o amigo poderia ser um de nossos colaboradores no blog do gbb e para isso preciso do seu e-mail. Obrigado pela atenção.
    Cel Ciapina

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde Cel. Melo sou filho do soldado PM cardoso que trabalhou no canil da PM hoje ja aposentado sempre lembrando do canil e dos amigos ele sempre disse que no canil não era uma equipe de trabalho mas sim uma irmandade
    para bens pela publicação do texto .

    ResponderExcluir
  3. Ha muitos anos atrás dei aula de Natação para o Cel. Viera e sua equipe, no Conj. Desportivo Baby Barione, gostaria de noticias dele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Roseli, como vai?
      O cel que se refere, não seria o cel. Iraí Viera Catalano?
      No aguardo, obrigado

      Excluir