1 - Em 1913 foi criada no Campo dos Afonsos, a Escola Brasileira de Aviação, sendo inaugurada a 2 de fevereiro do ano seguinte com 60 alunos matriculados do Exército e da Marinha e dotada de 9 aviões.
Porém, à vista de múltiplas dificuldades ela foi fechada cinco meses depois.
Mesmo fechada, o Ten. Ricardo Kirk e Ernesto Darioli viajaram de trem para Santa Catarina com 4 aviões, em 1915, a fim de participarem da Campanha do Contestado. Os aviões foram embarcados pela Ferrovia São Paulo - Rio Grande e, devido às fagulhas da locomotiva, dois foram incendiados.
Na primeira missão, contra os rebeldes do monge José Maria, em março de 1915, com pane no motor o avião caiu, falecendo o Ten. Ricardo Kirk, considerado o primeiro herói-mártir da aviação brasileira.
2 - O primeiro herói-mártir da Aviação Militar da antiga Força Pública foi o Ten. Edmundo da Fonseca Chantre. Em cumprimento a uma missão de guerra, em perseguição a Coluna Miguel Costa-Prestes seu avião caiu em Uberaba ocasionando sua morte.
3 - Aviação Naval, criada em 1916, e a Aviação Militar do Exército fundiram-se, sendo criada o Ministério da Aeronáutica em 1941, tendo como ministro o Dr. Joaquim Pedro de Salgado Filho.
4 - A Aviação Militar da Força Pública foi criada em 1913, portanto, no próximo ano será comemorado o seu centenário. Na oportunidade deverá ser lançado um livro, de minha autoria, em homenagem à importante data.
Nenhum comentário:
Postar um comentário